A plataforma Estação das Águas consiste na criação de um espaço físico para abrigar e difundir as linguagens artísticas com uma programação variada e contínua que envolva teatro, música, artes plásticas, fotografia, instalações, dança, cultura popular, artesanato, literatura e cinema com temas relacionados à cultura da água e a preservação do meio ambiente.
O projeto consiste em fomentar e democratizar o acesso às artes na Cidade de São Lourenço e, por extensão, nas sete regiões demarcadas pelo Circuito das Águas. Nossa linha de atuação tem como base uma política de cultura que privilegie os valores da região, a tradição e os saberes locais, a formação de plateia; o diálogo com a educação, a sustentabilidade e o meio ambiente; capacitação, economia criativa. Além de geração de renda, turismo criativo e mídia em nível nacional e internacional.
O espaço a ser desenvolvido terá como critério de design a arquitetura efêmera: estilo contemporâneo, informal e despojado (com puffs grandes, palco removível, cordas de aço como estrutura para as exposições, refletores, lâmpadas, telões...) mesclando em um único espaço, vários ambientes de acordo com a demanda e a necessidade da programação.
O público será atendido por meio de projetos para cada perfil: assim escolas, crianças, jovens, adultos, melhor idade, professores e turistas. Os indicadores serão mensurados mensalmente qualitativamente e quantitativamente considerando às cidades atingidas, a receptividade do público , o número de acessos – tanto físico quanto virtual - entre outras avaliações.