Odara Aso

Moda, Design, Criatividade e Empreendedorismo 

03/2019 Projeto BRA/15/010 

Secretaria Nacional de Política de Promoção Público / Organização das Nações Unidas

Criação de cooperativa com mulheres da região de quilombo de Bongaba, Magé, tendo como resultado a coleção da marca Odara Aso que tem a atriz Cris Vianna como madrinha. A marca apresenta uma identidade arrojada, moderna, conceitual, repleta de valores e simbologias que estão ligados à identidade cultural negra, aos orixás cultuados em candomblé, às tendências do mercado e de negócios.

 

O projeto idealizado e concebido no Ponto de Cultura Oni Lewa Njo, pelo babalorisá José Paulo, possui a parceria da artista plástica e estilista Margo Margot, do Ateliê Cortiço e, também da Viramundo Produções, com experiência ligada à cultura de matrizes africanas.

 

O resultado será apresentado como coleção da Odara Aso e a criação de uma cooperativa que nasce na região e apresenta compromisso social através da utilização de mão de obra/talento local. O compromisso ambiental também está em foco, pois os resíduos das coleções serão reaproveitados na confecção de eco acessórios de modo a ressignificar objetos e matérias primas em novos produtos.

 

Além da produção que privilegia a compra de tecidos africanos, haverá  uma  releitura de peças criadas a partir de fotografias e pinturas, de modo a criar uma sinergia e diálogo com a produção artística atual. Sendo assim, haverá referência direta às fotografias de Pierre Verger, Ayrson Heráclito, esculturas e pinturas de Carybé, entre outros artistas.

.

.

Odara_Aso.jpg

O projeto, aprovado no Edital BRA/15/010  da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção  da Igualdade Racial e Organização das Nações Unidas, se fundamenta na realização de oficinas com costura, customização, prática de artesanato, coaching grupal, empreendedorismo, liderança e criatividade